PUBLICIDADE

Sinop reduz índice de infestação do mosquito aedes aegypti

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura de Sinop, por meio do Centro de Endemia, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (LIRAa) entre os dias 4 e 8 do mês passado. Nesta etapa foram inspecionados 1.949 imóveis e capturadas 25 amostras, sendo 10 com a presença de larvas do Aedes Aegypti.

O resultado obtido mostra um índice de 0,5% de infestação do mosquito, ou seja 50% abaixo do preconizado pelo ministério da saúde que é de até 1%. As analises mostram, ainda, uma queda significativa nos números quando comparado com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, no qual era de 3,6%.

Esta redução, segundo Cesário Alves, coordenador de Vigilância Ambiental de Sinop, ainda é o reflexo das várias ações realizadas desde o início do ano, como mutirões de limpeza, visitas quinzenalmente nos pontos estratégicos, como borracharias, ferros velhos, oficinas, chapeações, entre outras, além de ações no quadrilátero central em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), tiro de guerra, Corpo de Bombeiro e ACES.

“Os índices continuam favoráveis, resultado do intenso trabalho que está sendo realizado. As ações continuam, mas não podemos baixar a guarda, sempre orientando a população de que o combate ao Aedes, tem que ser todos os dias”, alerta o coordenador, por meio da assessoria.

Além das visitas, distribuição de velas de citronela e campanha educativa, o setor de endemias realizou a aplicação de inseticida com bombas costais em ações de bloqueio e na vistoria de bocas de lobo, eliminando possíveis criadouros do inseto. Novos Liras serão realizados nos meses de agosto e dezembro, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde para quatro levantamentos anuais de acompanhamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...
PUBLICIDADE