PUBLICIDADE

Sinop recebe certificação nacional por avanços no combate a doenças sexualmente transmissíveis

PUBLICIDADE
Só Notícias/Mylene Dias (foto: Só Notícias/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde recebe hoje, em Brasília, premiação nacional com os avanços no trabalho de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, concedida pelo ministério da Saúde. A certificação da ‘Eliminação da Transmissão Vertical do HIV’ e selo ‘Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita’.

A secretaria recebeu em novembro o documento com o deferimento de aprovação. A certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, como é o caso de Sinop. A prefeitura também investiu em constantes aperfeiçoamentos profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos, que passaram por capacitação do manejo clínico e eliminação da transmissão vertical.

“É um prêmio muito importante para nossa cidade, eu quero agradecer a toda nossa equipe da ponta, aquelas pessoas que estão trabalhando para que hoje nós recebamos esse prêmio. Agradeço a atenção especializada e primária e também a vigilância em saúde”, declarou a secretária Daniela Galhardo.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é contagiada por alguma infecção sexualmente transmissível durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Gestantes e parceiros sexuais devem ser investigados para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Essa identificação da infecção pode ser feita gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Se o resultado for positivo, os pacientes recebem as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo SUS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de MT realiza pela 1ª vez captação de coração

Foi realizada, ontem, pela primeira vez no Hospital Municipal...
PUBLICIDADE