A chuva tão esperada pela população sinopense chegou e junto com ela a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Como em anos anteriores a equipe do departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou antecipadamente os trabalhos de prevenção à doença.
Antes do período das chuvas a preocupação é com os terrenos baldios, por isso foram criados mutirões para recolherem o lixo acumulado nesses locais. O primeiro Bairro visitado foi o Jardim Botânico, seguido do Jardim Paraíso, Jacarandás e Setor Comercial. Na próxima semana os agentes ambientais passarão pelo Residencial Norte, Primaveras e Industrial Norte. Numa próxima etapa serão visitados Setor Industrial, Parque das Araras, Violetas, Boa Esperança e Jardim São Paulo.
No início de 2006, o mais alto índice de infestação da dengue foi registrado no Jardim Conquista, que apresentou 11,83%. Logo atrás apareceram o Residencial Brasília e Residencial Jequitibás com 6,52%.
Segundo o coordenador Municipal de Endemias, Francisco Crizanto Deluqui, em breve uma equipe estará fazendo a limpeza e conscientização nas escolas. ”Além de verificar as instalações do prédio e fazer à limpeza em locais específicos, que são criadouros do mosquito como as calhas, estaremos ainda mostrando os perigos da dengue para as crianças”, declarou ele.
Fôlders e materiais explicativos serão distribuídos mostrando quais e onde estão os criadouros do mosquito, já que 49,8% dos focos são encontrados em garrafas, latas e plásticos e o restante em tambores, tanques, pneus, todos materiais que acumulam água.
As equipes de Agentes Ambientais estarão periodicamente nas ruas com um único objetivo levar segurança e informação para as famílias de Sinop.