quarta-feira, 19/junho/2024
PUBLICIDADE

Sinop promove dia D de prevenção ao câncer de boca; veja os locais de atendimento

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Saúde de Sinop informou que na próxima quarta-feira (29) será realizado o dia D de revenção ao Câncer de Boca com avaliações das mucosas orais e orientações sobre os fatores de risco para o câncer bucal. O atendimento será em horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Boa Esperança, Violetas, Maria Vindilina I e II, Botânico, Oliveiras, Primaveras, Nações, Primaveras e Ibirapuera, das 18h às 22h, em formato livre demanda, sem necessidade de agendamento.

A ação faz alusão ao mês do Maio Vermelho, mês dedicado à luta contra o câncer bucal que pode afetar os lábios, língua, gengiva, assoalho da boca, palato duro, bochecha e outras partes da boca. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são: tabagismo, álcool, exposição ao sol (lábios), vírus HPV, má higiene bucal e dieta pobre em frutas, legumes e verduras também estão associadas.

É fundamental que todos estejam atentos aos sinais e sintomas do câncer de boca, como feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca, dor persistente, dificuldade para engolir ou mastigar, e alterações na voz. Caso identifique algum desses sinais, é essencial procurar imediatamente um profissional de saúde para avaliação e possível diagnóstico.

A coordenadora da Saúde Bucal do município, Julia Pigosso, ressalta as medidas simples de prevenção. “Usar protetor labial (FPS 30), chapéu, consultas regulares ao cirurgião dentista, pois ele é capaz de detectar sinais, e fazer uma investigação mais apurada quando necessário. O diagnóstico precoce é o meio mais seguro para combater o câncer bucal”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Alta Floresta ofertam 34 vagas de empregos e em Colíder 22

Empresas e indústrias de Alta Floresta contratam 34 novos...

Apostadores em Juara e Várzea Grande ganham R$ 41 mil cada na Mega-Sena

Apostadores de Juara (300 km de Sinop) e Várzea...
PUBLICIDADE