A Farmácia Solidária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop completou sete anos de funcionamento. Localizada na sala 15 do bloco Xingu 2, a unidade distribui gratuitamente medicamentos à comunidade, com atendimento sempre às segundas e quintas-feiras, no horário comercial.
A iniciativa nasceu em abril de 2018, idealizada por técnicos do campus com o objetivo de reaproveitar medicamentos que estavam em desuso nas casas das pessoas e dar a eles um destino socialmente útil. “A ideia era evitar o desperdício e transformar esses remédios parados em benefício para quem realmente precisa. Fazemos uma triagem rigorosa, avaliando validade e condições de uso, e os que não servem são descartados corretamente”, explica o técnico em Farmácia, Cleberson Lira.
O projeto possui caixas de coletas em alguns pontos estratégicos, como no Centro Integrado de Atendimento (CIA), por exemplo. A equipe faz o recolhimento dos medicamentos quinzenalmente. Depois disso, as doações passam por uma triagem detalhada realizada por técnicos e estudantes do curso de Farmácia. Os medicamentos aprovados são armazenados e disponibilizados para a população — sempre mediante apresentação de receita médica.
“Além de distribuir, também orientamos os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, em parceria com a professora Rafaela (Grassi Zampieron, do projeto Consultório Farmacêutico), que faz o acompanhamento clínico, medindo pressão e glicose. O objetivo é garantir segurança e informação”, informou, através da assessoria.
Além de ajudar a comunidade, a Farmácia Solidária também funciona como um espaço de aprendizado e prática para os estudantes. O projeto nasceu da ideia de dois técnicos e atualmente conta com a colaboração de seis servidores técnicos, além dos alunos do curso de Farmácia.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.