quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura reforça campanha para homens fazerem exames gratuitos de prevenção ao câncer

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), anunciou, hoje, que a prefeitura está reforçando a campanha Novembro Azul e gravou mensagem, nas redes sociais, convidando todos os homens a irem aos postos de saúde da rede municipal realizar, gratuitamente, o exame de PSA para diagnosticar a possibilidade da existência do câncer de próstata. Sabendo da resistência masculina ao tema, ela pediu ajuda das mulheres para estimular seus maridos.

“Agora é a vez dos homens fazerem a prevenção, o seu exame de PSA. Estamos ofertando o exame gratuitamente a todos os homens que comparecerem aos postos de saúde. Você, mulher, nos ajude e leve o seu marido. A prevenção é o melhor caminho”, convidou.

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser feito com um exame de sangue simples feito em laboratório e serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Após o exame, se o resultado for suspeito, os médicos da rede municipal encaminham os pacientes para tratamento com um urologista, que também atende gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda campanha consecutiva de prevenção ao câncer realizada em Sinop. O Outubro Rosa alertou para os riscos do câncer de mama, que atinge, na maior parte dos casos, as mulheres. De acordo com a prefeitura de Sinop, a campanha cumpriu seu objetivo e o número de atendimento às mulheres aumentou em outubro, quando foram realizados quase de 1,2 mil exames, sendo 852 preventivos do colo do útero e 322 preventivos de mama, além dos testes rápidos para identificar Doenças Sexualmente Transmissíveis e hepatites.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, tradicionalmente, o número de exames para identificar o câncer de mama é menor do que o número de exames para prevenir o câncer de próstata.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...

Concurso na saúde estadual será amanhã em Sinop e mais quatro cidades

A prova objetiva para o concurso público da secretaria...
PUBLICIDADE