sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura autoriza 400 exames de mamografia durante campanha Outubro Rosa

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria Municipal de Saúde definiu que 400 exames de mamografias durante o Outubro Rosa. Os exames estarão disponíveis, conforme preconiza o ministério da Saúde, para mulheres com idade de 50 a 69 anos, que apresentam históricos de câncer de mama na família ou que estejam com alguma alteração no quadro clínico das mamas.

A prefeita Rosana Martilnelli convocou, na manhã, todas as mulheres que se enquadram nas exigências a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para serem clinicamente examinadas e, assim, se o médico entender que há necessidade, elas serão contempladas com o exame de mamografia. “Queremos [a gestão] cuidar das nossas mulheres. Eu, enquanto mulher, sei da importância desse exame, por isso determinei que a secretaria de Saúde fizesse uma grande ação, principalmente, no mês de outubro, que é mês de conscientização e prevenção a saúde da mulher. Sabemos que as mamografias são de responsabilidade do Estado, mas é um investimento que o município faz que vale muito a pena, é um investimento na saúde, na mulher de Sinop e queremos contemplar o maior número de pessoas possíveis”, relata a gestora, através da assessoria.

A mamografia pode ser solicitada na unidade de saúde, por meio de avaliação médica, a qualquer momento do ano. Mas, em especial a campanha, todas as UBS’s e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), estarão abertos no sábado (19), das 8h às 18h, para atender essas demandas e outros serviços.

Os procedimentos serão realizados, na última semana do mês, iniciando no dia 28, em uma clinica particular de Sinop, sendo custeado pelo município. A prefeitura investirá R$ 48 mil oriundos de recursos próprios.

O secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, alerta as mulheres que irão solicitar o exame e as que já solicitaram não haviam sido chamadas a verificar os dados no cartão SUS. “A regulação está tendo dificuldades para entrar em contato com algumas pessoas por conta do número de telefone que está desatualizado no sistema. É importante que os munícipes que mudaram de endereço e telefone atualizem esses dados em sua UBS’s o rápido possível”, frisa.

A secretaria acrescenta que estes exames são de competência do Estado, dado a isso as mamografias de rotina são realizadas no Hospital Regional de Sorriso. Ao todo Sinop realizou 1.028 exames de janeiro a setembro.  O município encaminha, via regulação estadual, em média, 120 mulheres por mês, para a realização do procedimento, tendo no momento apenas 64 pacientes na lista de espera para serem atendidas. A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE