Saúde

Sinop: postos de saúde estarão abertos durante o sábado para Dia D de vacinação contra a gripe

A secretaria municipal de Saúde realiza no sábado, o Dia D de vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Sinop. Os atendimentos serão das 8h às 17h. A data integra o calendário nacional da campanha que começou no dia 10 de abril e segue até 31 deste mês.

Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), já foram aplicadas em Sinop 8.666 doses da vacina. A meta do município é imunizar aproximadamente 30 mil pessoas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, a Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. A imunização é contra-indicada para pessoas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha.

Durante a semana, a vacina está disponível nos postos de saúde do município e o horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Entretanto, a vacinação começa por volta das 7h30 às 10h30 e das 13h30 das 16h30. Segundo a assessoria do município, isso se deve aos procedimentos de preparo das caixas térmicas para início da jornada de trabalho e também para finalização. “Esses procedimentos são obrigatórios e necessários para garantir a qualidade da vacina”.

No dia D, também será realizada a pesagem obrigatória dos beneficiários do programa Bolsa Família.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)