O Pólo Regional de Saúde deve receber, até quarta-feira, mais de 10 mil doses contra febre amarela que serão redistribuídas para os 17 municípios da região, incluindo Marcelândia, Itaúba e Nova Santa Helena. A vacinação faz parte do quadro anual de imunização. Pode ser encontrada nos Postos de Saúde da Família durante todo o ano. Porém, com a ocorrência da doença em Estados vizinhos, a procura aumentou e, em muitas cidades, não há mais vacina. No Nortão, não foram diagnosticados casos.
De acordo com a diretora Márcia de Lara Soriano, Mato Grosso não teme uma epidemia ou reurbanização da doença e tem a cobertura vacinal de 115,95%.
O Ministério da Saúde tem priorizado com uma maior demanda de vacinas os Estados onde foram registrados focos da doença, como Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até 25 de janeiro, foram registradas 42 notificações da doença em todo o país. Destas, 19 foram confirmadas, sendo que 10 evoluíram para mortes, 9 se recuperaram, 4 permanecem sobre investigação e outros 18 não confirmaram. O Estado mais crítico é Goiás, que registrou 15 casos com 10 óbitos.
(Atualizada às 09:43hs em 29/01)