A Secretaria de Saúde de Sinop lança hoje, na praça Plínio Callegaro, às 8h, a campanha de mobilização para erradicação da rubéola e combate a dengue. Haverá passeata na avenida Júlio Campos, prevista para 9h, sendo entregues folhetos orientativos de prevenção a dengue.
Atualmente, conforme Só Notícias já informou, o índice de infestação do mosquito tem atingido porcentagens superiores ao tolerado pelo Ministério da Saúde (de 1%). No setor Industrial, a quantidade é 12,90%, o setor Industrial sul, com 10,71%, no bairro São Cristóvão a quantidade de mosquitos se reproduzindo chega a 9,41%, mesmo percentual do Jardim Botânico. Isso ocorre também porque há muito lixo acumulado juntando água da chuva onde o Aedes Egypt se reproduz. A média geral de infestação no município é de 3,35%. O levantamento é da primeira semana de janeiro.
Agentes de saúde fazem o ‘bloqueio’ no bairro e nos 9 quarteiros seguidos, é feita nebulização diretamente nos focos. A secretaria tem relatos de 4 casos suspeitos de pessoas que contraíram dengue em outras cidades.
Quanto a rubéola, ainda faltam atingir 11% da meta estipulada pelo ministério da Saúde. Pessoas com 19 a 32 anos devem ser vacinadas e equipes volantes estarão em diferentes pontos da cidade.