Saúde

Sinop: mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti será lançado na próxima semana

A prefeitura de Sinop lança na próxima terça-feira, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Serão realizadas limpezas nos bairros, valetões, terrenos e áreas públicas, além da conscientização da população.

Durante três meses as equipes do setor de endemias vão se dividir em duas frentes de trabalho, com início no Dauri Riva e Jardim Jacarandás, a meta é atingir todos os bairros. Para os serviços serão utilizados caminhões e pás carregadeiras, além de drones, que irão auxiliar nos trabalhos de fiscalização.

De acordo com a assessoria do município, diariamente será utilizado carro de som para anunciar nos bairros a retirada de lixo. Nesse período do mutirão será feita a coleta de copos, latas e móveis velhos. A Prefeitura ressalta que não será feita coleta de folhas e gramas (chamada massa verde) nem materiais da construção civil.

A prefeita Rosana Martinelli (PR), determinou a realização do trabalho conjunto entre as equipes das secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Polícia Militar e Tiro de Guerra.

No ano passado foram coletadas 215 caçambas com entulhos, considerados potencialmente criadouros do mosquito Aedes aegypti. O índice de infestação do mosquito caiu de 2,6% em janeiro para 0,3% em setembro, conforme o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.