Seis leitos de UTI da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop (Hospital Santo Antônio) passam a atender pacientes em nível de média/alta complexidade. O credenciamento foi autorizado pelo Ministério da Saúde, pela portaria de número 111, de 9 de abril, e assinada pela secretária de Atenção à Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo.
A mudança representa um importante avanço à unidade hospitalar que passa a receber recursos também do Governo Federal. Segundo o administrador do hospital, Sérgio Guaraci, ainda não é possível estimar o montante que possa ser repassado pela União pois depende de uma série de critérios a serem analisados pelo ministério.
Atualmente, a unidade está credenciada para atender nos níveis de baixa e média complexidades, sendo assim, mantidas pelo Estado. São 6 leitos destinados ao SUS, dos 10 disponíveis no hospital.
Com mais recursos, podem ser reforçados, por exemplo, equipe médica e equipamentos para a unidade. “Esse [credenciamento] era o único empecilho para fazermos os atendimentos de maior complexidade, conforme o grau de problema que o paciente está enfrentando”, declarou o representante, ao Só Notícias.
Em março, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde vistoriou o hospital para emitir laudo avaliando funcionamento, a equipe médica, atendimento, entre outros itens. As informações coletadas seriam fundamentais para que o Ministério da Saúde pudesse autorizar o credenciamento.
“Toda região será beneficiada porque recebemos pacientes de várias cidades, inclusive do Sul do Pará. Os seis leitos estão praticamente o tempo todo ocupado e a taxa de ocupação é acima de 90%”, acrescentou Guaraci ponderando que a ‘autorização’não deve refletir no aumento de atendimentos.
Conforme a fundação, o repasse anual do governo do Estado, englobando todos os procedimentos do SUS tais como oncologia, UTI, cirúrgicos, pediátricos, e demais, gira em torno de R$6 milhões.
Agora, conforme salienta o administrador, o intuito é buscar junto ao ministério o credenciamento da oncologia para também receber aportes da União.