Saúde

Sinop: mais de 8 mil começam ser vacinados na última etapa da campanha contra gripe

A secretaria municipal de Saúde iniciou, hoje, a terceira e última etapa da campanha nacional  contra Influenza atendendo as pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano) e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e, também a população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A expectativa, conforme levantamento feito pela secretaria estadual, é vacinar cerca de 8,9 mil pessoas, de segunda à sexta-feiras, em 16 locais – Unidades Básicas de Saúde e os Centros Integrados de Atendimento. É fundamental a apresentação de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.

A campanha começou em abril para crianças entre 6 meses até 6 anos de idade, grávidas e puérperas e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa foram vacinados professores e pessoas com mais de 60 anos. A meta, incluindo as três etapas, é atender aproximadamente 45,4 mil pessoas. Até o momento, dados do ministério da Saúde apontam que 13,7 mil doses foram aplicadas, o que corresponde a cerca de 30,3% da cobertura vacinal, percentual que está acima da cobertura estadual, de 26,6%.

Para as pessoas inseridas nos grupos chamados nas etapas anteriores e que, por algum motivo, não compareceram até alguma unidade de saúde, a vacinação também segue disponíveis nas unidades de saúde, informa a assessoria.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)