PUBLICIDADE

Sinop: hospital anuncia suspensão dos atendimentos pelo SUS por atraso em repasses

PUBLICIDADE

O conselho diretor da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, informou que os atendimentos e serviços de obstetrícia e referência de pacientes nefrológicos, serviços de oncologia, UTI adulto e neonatal do Hospital Santo Antônio relacionados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão mantido somente até domingo. Segundo a fundação a suspensão dos atendimentos é baseada no atraso de repasses para a instituição. O montante da dívida com internações regulares chega a R$9,4 milhões. O último repasse teria sido feito em julho, sendo assim, cinco meses e meio de atraso, já que o repasse de julho não foi feito em sua integralidade.

O conselho informa que o governo estadual foi informado da decisão, por meio de ofício enviado na segunda-feira, e que a inadimplência tem comprometido a estrutura de atendimento aos pacientes do SUS, pois médicos têm abandonado a instituição para procurar outras formas de subsistência. O déficit no orçamento da instituição dado a inadimplência do Estado também começa a afetar as famílias dos colaboradores, pois a Fundação já começa a encontrar dificuldade de honrar com o pagamento dos salários.

A decisão do conselho também foi comunicada à prefeitura, ao Ministério Público Estadual, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Conselho Regional de Medicina, pois o Hospital Santo Antônio absorve pacientes de toda a região.

Segundo a administração são feitos, em média, 6 a 12 partos por dia. Já a oncologia recebe cerca de 400 pacientes para tratamento quimioterápico por mês. Se os atendimentos deixarem de ser feitos a única referência seria Cuiabá.

A Secretaria de Saúde disse por meio de uma nota enviada pela assessoria de imprensa que o último valor pago ao Hospital Santo Antônio foi o referente ao mês de julho no valor de R$ 1,7 milhão. Os processos relativos aos meses de agosto, setembro e outubro depois de terem passado pelo controle e avaliação estão agora no setor de contratualização e seguirão para o financeiro para fazer a liquidação. Cada processo leva em torno dois meses para ser liquidado.

(Atualizada às 7h59 – 12/01)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE