quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: hospital anuncia suspensão dos atendimentos pelo SUS por atraso em repasses

PUBLICIDADE

O conselho diretor da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, informou que os atendimentos e serviços de obstetrícia e referência de pacientes nefrológicos, serviços de oncologia, UTI adulto e neonatal do Hospital Santo Antônio relacionados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão mantido somente até domingo. Segundo a fundação a suspensão dos atendimentos é baseada no atraso de repasses para a instituição. O montante da dívida com internações regulares chega a R$9,4 milhões. O último repasse teria sido feito em julho, sendo assim, cinco meses e meio de atraso, já que o repasse de julho não foi feito em sua integralidade.

O conselho informa que o governo estadual foi informado da decisão, por meio de ofício enviado na segunda-feira, e que a inadimplência tem comprometido a estrutura de atendimento aos pacientes do SUS, pois médicos têm abandonado a instituição para procurar outras formas de subsistência. O déficit no orçamento da instituição dado a inadimplência do Estado também começa a afetar as famílias dos colaboradores, pois a Fundação já começa a encontrar dificuldade de honrar com o pagamento dos salários.

A decisão do conselho também foi comunicada à prefeitura, ao Ministério Público Estadual, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Conselho Regional de Medicina, pois o Hospital Santo Antônio absorve pacientes de toda a região.

Segundo a administração são feitos, em média, 6 a 12 partos por dia. Já a oncologia recebe cerca de 400 pacientes para tratamento quimioterápico por mês. Se os atendimentos deixarem de ser feitos a única referência seria Cuiabá.

A Secretaria de Saúde disse por meio de uma nota enviada pela assessoria de imprensa que o último valor pago ao Hospital Santo Antônio foi o referente ao mês de julho no valor de R$ 1,7 milhão. Os processos relativos aos meses de agosto, setembro e outubro depois de terem passado pelo controle e avaliação estão agora no setor de contratualização e seguirão para o financeiro para fazer a liquidação. Cada processo leva em torno dois meses para ser liquidado.

(Atualizada às 7h59 – 12/01)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE