O secretário de Saúde Valério Gobbato disse agora há pouco, durante entrevista coletiva, discordar da manifestação realizada esta manhã por um grupo de pessoas -algumas ligadas ao MST – cobrando melhorias na saúde e mais condições para o Pronto Atendimento. Uma das críticas foi quanto a demora nos atendimentos do P.A e a qualidade dos serviços prestados.
Gobbato disse que se há demora no local ela deve-se ao número de pacientes da região e de outros Estados que vêm a Sinop. “O P.A foi inaugurado há seis anos e atende hoje quatro vezes mais. Não somente Sinop, mas outras cidades. É uma referência. Realmente temos uma demanda muito grande e precisamos melhorar nossas referências”, destacou.
Mesmo assim, segundo Gobbato, os trabalhos não páram. “Todos presenciaram que apesar da manifestação de várias pessoas no P.A, o atendimento estava acontecendo normalmente”, declarou.
Questionado quanto a uma solução para o problema da demora o secretário declarou que “só acontecerá depois do próprio hospital regional funcionar. Até então temos realizado parceria com o SUS”, mencionou, referindo-se que pacientes também são atendidos em hospitais particulares do município, reduzindo o tempo de espera no Pronto Atendimento.
Segundo Valério, vem sendo discutido com o prefeito Nilson Leitão alternativas para reduzir o tempo de espera dos pacientes que buscam atendimento no P.A. Uma delas, seria a descentralização de alguns atendimentos para os postos de saúde da família, em bairros estratégicos. “Existe uma proposta do prefeito em verficar para que possamos descentralizar os atendimentos nos postos”, concluiu.
(Atualizada às 17h40)