Saúde

Sinop: fila de espera por cirurgias diminui e secretaria busca agilizar atendimentos

A secretaria municipal de Saúde informou, hoje, que 2 mil procedimentos foram feitos de janeiro até agora. por meio do programa Mais MT Cirurgias. São 1,8 mil exames e 246 cirurgias eletivas diversas reduzindo a fila de espera da Central Municipal de Regulação.  Há pessoas esperando as cirurgias eletivas desde 2017. “Nós estamos aproveitando o Mais MT para fazer a busca para que o paciente esteja realizando esses procedimentos”, explica a secretária de Saúde, Daniela Galhardo. Na relação de procedimentos, ressonâncias, cintilografias, cateterismos, tomografias, vasectomias, dentre outros.

A realização de exames e cirurgias eletivas reduz a quantidade de pessoas esperando pelo sistema de regulação, considerando que muitos procedimentos ficaram parados no período de enfrentamento à pandemia da Covid. “O ano de 2020 foi a nível nacional devido a pandemia, todos os procedimentos eletivos, tanto do Estado quanto do município, ficaram estagnados e agora, desde o ano passado, estamos conseguimos fazer essa retomada”, expôs a secretária.

O procedimento inicial com os pacientes é feito pela equipe da Central Municipal de Regulação, por telefone e, em alguns casos, pelo endereço, para verificar a necessidade do paciente em ainda fazer o procedimento solicitado. A partir da confirmação, o procedimento é organizado e agendado. Daniela acrescenta que é importante que o munícipe mantenha as informações do cartão SUS atualizadas, pois é com esses dados que a central mantém contato com a população. A atualização pode ser feita na Unidade Básica de Saúde de referência do bairro em que o morador reside.

O Programa Mais MT Cirurgias foi lançado pelo governo estadual, ano passado, com o objetivo reduzir a fila por procedimentos eletivos em todo o Estado.  Paralelo ao programa, a secretária lembra que o município vem atuando também em outras frentes para acelerar atendimentos e procedimentos. Exemplo disto foi a recente campanha de prevenção ao câncer (promovido em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso) e as ofertas mensais de mamografia e coleta de preventivo com a Carreta do Amor, informa a assessoria da secretaria.

Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)