Saúde

Sinop deverá ter Centro de Especialidades Odontológicas este mês

Com a mudança do prédio da Secretaria de Saúde, agora situado na Avenida das Itaúbas, próximo ao Pronto Atendimento, Sinop terá Centro de Especialidades Odontológicas. A Prefeitura Municipal em parceria com a secretaria e o Ministério da Saúde equiparam todo o centro, que deve ser inaugurado ainda este mês.

“Nós queremos que a inauguração seja o mais rápido possível. Falta muito pouco para terminar a construção, mas dependemos de liberação orçamentária e esse processo é burocrático”, disse ao Só Notícias, a chefe de departamento odontológico da Secretaria de Saúde, Maria Estela Hirata Leme.

A princípio, 6 profissionais estarão atendendo sendo dois para cada área de periodontia, endodontia e pacientes especiais. Existe ainda a possibilidade de atender com a especialidade de prótese. “Temos os equipamentos para cada especialidade e uma sala específica para os pacientes portadores de deficiência. Cada profissional vai trabalhar 8 horas diárias”, ressaltou Estela.

Os pacientes serão atendidos no Centro depois de passar por uma triagem nos PSFs (Postos de Saúde da Família). “Primeiro os pacientes serão atendidos pelos dentistas dos postos dos bairros e se for constatado que eles precisam de um tratamento mais complexo, serão encaminhados para o Centro”, salientou.

O centro estará atendendo, principalmente, gestantes e idosos. Não foi confirmado o valor investido na implantação do centro, mas Só Notícias apurou que cada equipamento (cadeira) custa em média R$ 10 mil e os instrumentos, para cada consultório, R$ 13 mil.