sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: conselho municipal de Saúde solicita que seja exigida assepsia na entrada de mercados

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

O conselho municipal de Saúde está buscando via Ministério Público que passe a ser exigido que mercados e supermercados realizem a assepsia nas mãos de clientes antes da entrada nos estabelecimentos. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo conselheiro do órgão Marcos Saltarelli, que definiu a medida como uma questão essencial à saúde.

“Desde o início da pandemia os nossos mercados e supermercados não fecharam nenhum dia e não está sendo exigida a assepsia na entrada desses locais. O que acontece é o seguinte, se uma pessoa fazer a higienização e a outra que estiver contaminada não fizer, ela contaminará os produtos internos desse estabelecimento, porque o vírus também é transmitido pelo toque em superfícies”, apontou.

“Um exemplo simples é na parte de frutas. Se essa pessoa contaminada for comprar tomates, por exemplo, ela não pega o primeiro e guarda, mas sim seleciona e toca em vários. Nessa ação o vírus ficará ali naquele produto, e mesmo que o outro tenha feito a assepsia, poderá ser contaminado. Além disso como o espaço é climatizado o vírus fica de 5 a 6 dias vivo, e nas geladeiras até 15 dias”, acrescentou.

Conforme o conselheiro, o órgão também solicitou apoio da prefeitura. “Pedimos que façam alguma emenda no decreto, e que seja exigido essa higienização para que se evite a contaminação interna”. “Há países que ninguém entra em mercados sem fazer a assepsia”, frisou. Saltarelli ainda apontou que a higienização não precisa, necessariamente, ser feita com álcool em gel. “Podem colocar uma pia na parte de fora, disponibilizar sabão e também destinar um funcionário para ficar nas portas”, reforçou.

O conselheiro ainda completou expondo que é fundamental tomar medidas de proteção neste momento. “Não temos grande quantidade de casos agora, mas vai aumentar se não fizer essas ações. Esses mercados funcionam dia e noite, e podem ser um grande foco de contaminação. Temos que enfrentar isso juntos. Com essa campanha, se Deus quiser, vamos salvar vidas”, concluiu.

Alguns dos maiores supermercados de Sinop estão disponibilizando, há semanas, álcool gel na entrada para que clientes possam fazer higiene.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE