
Em comparação com o mesmo período do ano passado, no Estado houve uma redução de 14,89%. De janeiro a março de 2014 foram registrados 4.929 notificações a nível estadual, aponta a secretaria.
A secretaria investiga seis casos de pessoas que morreram com sintomas semelhantes ao da dengue. Um foi confirmado no município de Sapezal.
O balanço aponta que ainda foram registrados 17 casos suspeitos de Febre Chikungunya. 7 ainda estão sob investigação, 9 foram descartados e um caso importado foi confirmado. Em Cuiabá houve 11 notificações. As cidades de Rondonópolis, Pontal do Araguaia, Arenápolis e São Féliz do Araguaia notificaram um caso cada. Em Marcelândia (Nortão), foram duas.
A secretaria tem orientado os municípios para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor das doenças, com o intuito de reduzir os números e prevenir novos casos.
A dengue e a febre chikungunya são transmitidas pelo mesmo vetor, os mosquitos Aedes Aegypti e Albopictus, que podem ser eliminados com simples ações no dia-a-dia. É preciso que a população mantenha os cuidados e combata os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos, informa a assessoria.


