Saúde

Sinop: cerca de 150 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano

O Centro do Câncer (Cecans) confirmou, ao Só Notícias, que ao menos 150 mulheres são diagnosticadas todos os anos com câncer de mama em Sinop. De acordo com o médico cancerologista Airton Rossini, a mortalidade mundial é altíssima e atinge cerca de 500 milhões de mulheres. “Temos fatores que diminuem o risco do câncer. Ele vai acontecer se mulher estiver predestinada a ter. As campanhas fazem o rastreamento precoce, sendo identificado mais cedo terá maior chance de cura. Temos casos de mulheres que identificam com um centímetro o câncer. As campanhas são para diminuir essa mortalidade altíssima”, aponta.

No município, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs) que é uma associação filantrópica sem fins lucrativos, ajuda centenas de mulheres em tratamento a superar a doença. As voluntárias ajudam com orientações e promovem o apoio social aos pacientes, que passam por quimioterapia, e seus familiares.

As pacientes são auxiliadas com transporte para consultas, nutricionais, psicológicas, fisioterápica, além de subsidiar as necessidades básicas da família e com a doação de cestas básicas, medicamentos e suplementos alimentares.

Só Notícias/Cleber Romero