A secretaria de Saúde de Sinop monitora o caso de uma mulher, internada no Pronto Atendimento (PA), que estaria com sintomas semelhantes do vírus Influenza A (H1N1), conhecido como gripe suína. A mulher teria passado pela Espanha recentemente e internada hoje. Só Notícias apurou que alguns servidores foram orientados a utilizar máscaras de proteção. Ainda não foi confirmado quando chegará o resultado do exame para eliminar todas as dúvidas. Já foi feito contato com a secretaria estadual de Saúde em busca de orientações para outros procedimentos a serem adotados neste caso.
O secretário de Saúde, Maurício Estrada, disse, agora há pouco, ao Só Notícias, que os primeiros procedimentos foram adotados. “Estamos mantendo contatos com a secretaria estadual de Saúde. Já foram feitos alguns exames e, de acordo com as primeiras informações do Estado, não seria um caso de gripe suína”. Ele acrescentou que mais exames devem ser feitos.
Em Mato Grosso ainda não foram confirmados casos da doença. Oficialmente, o ministério da Saúde aponta que 21 pessoas com a doença: São Paulo (nove), no Rio de Janeiro (cinco), em Santa Catarina (quatro), Minas Gerais (um), no Rio Grande do Sul (um) e Tocantins (um). Sete pacientes foram contaminados dentro do território brasileiro (transmissão autóctone)
(Atualizada às 18:54h)