PUBLICIDADE

Sinop: cartão de vacina atualizado será obrigatório para matricular crianças em escolas municipais

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

As secretarias de Saúde e de Educação firmaram uma parceria para atualizar o cartão de vacinas de todas as crianças da rede municipal de ensino e passa a ser obrigatório para o ato da matrícula/rematrícula que os pais apresentem a carteirinha de vacinação da criança, contendo um carimbo da Unidade Básica de Saúde (UBS) atestando-se que o estudante tomou todas as doses estipuladas pelo Ministério da Saúde para aquela faixa etária.

De acordo com a coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, os carimbos estão disponíveis nas UBS’s. “É importante que os pais não deixem para realizar a verificação/atualização do cartão do seu filho na última hora, para que não haja tumulto nas unidades, visto que as renovações de matrículas iniciam no próximo mês e o carimbo será obrigatório para que a mesma seja efetuada”, alerta a coordenadora.

A ação faz parte do Projeto Saúde na Escola (PSE) e, conforme a secretária municipal de educação, Veridiana Paganotti, devido ao surgimento de doenças que já eram consideradas erradicadas, como o sarampo, e também as diversas viroses que podem acometer as crianças, está sendo necessário tomar medidas mais rigorosas. “Seremos [gestão] muito severos nesta exigência e não abriremos exceções, pois nos preocupamos com a saúde dos alunos. Então, pedimos que os pais, também, tenham esse carinho com seus filhos e tirem um tempinho do seu dia para cuidar da saúde deles. Não há justificativa para não vacinar e isso não traz transtorno nenhum para a criança, apenas benefícios, além de ser um documento facilmente conseguível e gratuito”, frisa Veridiana.

Ainda segundo a secretária, no caso das crianças que já estão na Rede, Saúde e Educação farão uma força-tarefa para averiguar todas as carteirinhas de vacinação, quando da realização da rematrícula. “Nenhuma criança será retirada da escola. Se tiver alguém com calendário atrasado, vamos acionar Conselho Tutelar e agentes de saúde para que vão até as casas e notifiquem as famílias, dando um prazo para que ela regularize”, adverte Veridiana Paganotti.

A informação é da assessoria da prefeitura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE