PUBLICIDADE

Sinop: campanha intensifica diagnóstico e vacinação contra hepatite

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar, esta semana, a mobilização para diagnóstico de Hepatites Virais. A ação dá sequência a campanha nacional contra doença. De acordo com a psicóloga do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Denise Lima, o objetivo, além de fazer o diagnóstico, é encaminhar para a vacinação jovens de 14 a 29 anos. “Os menores de 14 anos já entraram no esquema vacinal da infância”, disse, ao Só Notícias. “A campanha para a testagem rápida pode ser feita essa semana. Já a vacinação pode ser durante o ano inteiro”, completou.

Atualmente, em Sinop, 200 pessoas são atendidas com hepatite B e 31 com a tipo C. “Muitas vezes a pessoa teve contato com o vírus, em algum momento da vida, e pode ter tido uma cura espontânea. A hepatite na fase inicial não apresenta sintomas. Por isso, é preciso alertar a população já que é uma doença silenciosa. A pessoa pode ficar 20 anos com hepatite e não desenvolver sintoma. Quando ela se torna assintomática pode ser muito tarde”, explicou Denise.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em Mato Grosso, no ano passado, foram confirmados 722 casos de hepatite B e 177 casos de hepatite C. Este ano, já foram confirmados 200 casos da B e 53 da C.

A transmissão da hepatite B se dá, principalmente, por meio de relações sexuais ou pelo compartilhamento de seringas ou instrumentos contaminados. A doença também pode ser transmitida da mãe para o bebê, durante a gravidez. A doença é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos. Já a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dos infectados desconhece sua condição sorológica.

Muitos só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. As hepatites B e C são diagnosticadas por meio de exame de sorologia (exame de sangue).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...
PUBLICIDADE