Um “pit stop” será realizado hoje e amanhã pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica localizado na avenida das Figueiras, com o objetivo de alertar à população sobre os riscos da hepatite B, além de realizar exames laboratoriais em suspeitos portadores. O atendimento também poderá ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A hepatite B é uma doença contagiosa do fígado e, se não tratada, pode levar à morte. Números altos de portadores vêm sendo registrados no município, segundo a responsável pelo setor de Vacinação, Cecília Nogami. “Em 2010, 155 casos foram notificados. Em 2011, o quadro se manteve em torno disso. Contudo, nesse ano, só no primeiro semestre de 2012, 199 casos já foram notificados, daí a importância da população procurar e realizar a vacina preventiva”.
A vacina preventiva e de rotina, realizada nas UBSs e no SAE, podem ser aplicadas em adultos até 29 anos e em grupos de risco, como profissionais da saúde, usuários de substâncias químicas e caminhoneiros. Para os recém nascidos, a vacina é feita em três doses: ao nascer, com um mês de vida e quando completar seis meses. E para os adultos que nunca tomaram a dose contra a hepatite B, o procedimento é o mesmo, são três doses com alternância de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses entre a segunda e a terceira.