A Associação das Mulheres Evangélicas de Sinop -Ames- está dando uma lição de solidariedade e mostrando que é possível reforçar a mobilização para evitar que mais pessoas peguem dengue. As integrarantes fizeram mil mosquitéricas que estão sendo distribuídas gratuitamente com objetivo de capturar mosquitos Aedes Egypt, diminuindo a infestação e transmissão da doença. As garrafas pet, fita isolante e tule para serem feitas as armadilhas foram doados para a associação por uma empresa de reciclagem. Os que pretendem recebê-las podem ir até a empresa, que fica na avenida Londrina (perto do Corpo de Bombeiros). Basta levar uma ou mais garrafas pet para ajudar na produção de mais mosquitéricas.
Em seguida, deve ser colocada água de poço ou das chuvas até o bico, alguns grãos de arroz ou ração de gato e deixar as mosquitéricas em ambientes onde não há muita luz solar ou de ambiente. A orientação é para serem colocadas nas lavanderias, áreas, dispensas ou em alguma parte do quintal. Para cada residência, é aconselhável que fiquem 5 mosquitéricas. Posteriormente, quando o morador quiser matar as larvas, os técnicos em saúde pública aconselham jogá-las em panela de água fervendo ou usar água sanitária.
Professores, alunos e muitos outros voluntários também estão ajudando na produção das mosquitéricas. A mobilização aumentou nos últimos 10 dias diante do crescimento no número de pessoas com a doença – cerca de 2.500 de janeiro até agora- e com 8 mortes (6 confirmadas oficialmente pela Secretaria Estadual de Saúde).