A Prefeitura de Sinop firmou convênio de cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o desenvolvimento do programa Farmácia Popular do Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde. Através da parceria, será possível proporcionar para a população alternativa de acesso a medicamentos com preços inferiores aos praticados no mercado, reduzindo, em média, até 90% nos preços e despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.
O convênio terá vigência até 10 de novembro de 2013. Ainda não foi confirmado quando entrará em funcionamento. Pelo programa, o município recebe recursos para implantar a unidade e verbas mensais de manutenção (pagamento de água, luz, telefone e recursos humanos). A Fiocruz, executora do programa, adquire os medicamentos de 17 laboratórios farmacêuticos oficiais ou do setor privado, quando necessário, e os disponibilizará nas Farmácias Populares a baixo custo.
As unidades contam, com no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. São disponibilizados principalmente remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Além destes, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais.