sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: 60 casos de dengue já confirmados este ano

PUBLICIDADE

Sinop registrou um elevado número de casos de dengue nas três primeiras semanas do ano. Até o momento foram confirmadas 60 contaminações. Segundo o secretário de Saúde, Valério Gobbato, cerca de 60% destes são concentrados nos bairros Jardim Botânico e residencial Sul.

Para conter a proliferação do mosquito transmissor, a Secretaria de Saúde está aplicando inseticida, o mesmo utilizado no fumacê, entre as avenidas Jacarandás e Acácias, e Embaúbas e Flamboyants. “Somente a Secretaria de Saúde do Estado pode autorizar a aplicação do fumacê, o que estamos fazendo é um bloqueio para controlar a infestação”, explicou o secretário.

Em outras regiões onde há contaminações o bloqueio é feito manualmente, por agentes de saúde. Grande parte dos focos é encontrado em lixos domésticos, como garrafas, latas, plásticos, entre outros. Mesmo com a orientação e alerta à população, muitos acabam descuidando e, no período chuvoso, esses lixos se tornam propícios para reprodução do mosquito, bem como em calhas e caixas d’água descobertas.

De acordo com Gobbato, agentes de saúde fazem visitas periódicas nas residências e orientam os moradores sobre os cuidados necessários. Outra preocupação da secretaria é que muitas pessoas contraem a doença mas não procuram as unidades de saúde. A estimativa é que a cada um caso de dengue notificado existem outros cinco desconhecidos por falta de comunicação às secretarias municipais.

Em municípios vizinhos, como Sorriso e Vera, já está sendo aplicado o fumacê, devido o alto número de casos de dengue registrados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE