Saúde

Sinan aponta redução de 70% dos casos de AIDS em Nova Mutum

A redução significativa de 71,4% dos casos de pessoas com o Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) ocorreu durante todo o período do ano passado. Foram registrados 2 novos casos de pessoas com a doença. Em ambos são mulheres infectadas. No mesmo período de 2017, ocorreram 7 casos. Os dados foram confirmados por Só Notícias através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Ainda de acordo com sistema, no ano passado 3 mulheres foram diagnosticadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e elas estavam gestantes. O número é menor se comparado ao de 2017 quando ocorreu um caso. No mesmo ano, morrem três pacientes em decorrência da doença. Os dados de óbitos de 2018 ainda não foram divulgados.

Só Notícias constatou ainda através do Sinan que todos os infectados no ano passado possuem de 5ª a 8ª séries incompletas. Além disso, 100% dos casos são em pessoas heterossexuais. A maioria dos infectados está com idade de 15 a 24 anos.

Em Sinop, ocorreu redução de 56,2%. No ano passado, foram registrados 14 novos casos de pessoas HIV – 10 homens e 4 mulheres infectadas. No mesmo período de 2o17, foram infectadas 32 pessoas.

Já em Sorriso houve aumento de 70% dos casos de pessoas com a doença. Foram registrados 17 novos casos, sendo 10 homens e 7 mulheres infectadas.

Só Notícias/Cleber Romero