Vários secretários municipais de Saúde do Nortão dos municípios que participam do Consórcio de Saúde do Teles Pires, estiveram em Cuiabá ontem, para conversar com o secretário de Saúde do Estado, Agustinho Moro e buscar uma solução para a falta de medicamentos no Hospital Regional de Sorriso.
A falta de repasse de medicamentos por parte da Secretaria Estadual de Saúde obrigou o hospital a atender somente as urgências e emergências. O hospital, que atende pacientes de 15 municípios do Nortão, devido a falta de alguns medicamentos, suspendeu as cirurgias eletivas e alguns serviços ambulatoriais.
Esta decisão aos pacientes que já tinham cirurgias marcadas há meses. Na reunião do consórcio na última quarta-feira, os secretários mostraram-se extremamente preocupados com a situação e optaram por uma visita à secretaria Estadual de Saúde, para tentar resolver o problema.
A precariedade no fornecimento de medicamentos é decorrente de alguns fornecedores que apresentam irregularidades, mas, segundo a diretora administrativa financeira do hospital, Rejane Joana Potrich Zen, a situação deve ser normalizada nos próximos dias. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas são atendidas por mês no Pronto Socorro do hospital e aproximadamente duas mil consultas são realizadas.