PUBLICIDADE

Secretário orienta população de Sorriso para eliminação do caramujo africano

PUBLICIDADE

Está confirmado. O caramujo que está sendo encontrado em praticamente todos os bairros de Sorriso é da espécie africana. O laudo foi recebido esta semana pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Sardi Trevisol. O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio.

Sardi informou ao Só Notícias que as Secretarias de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Ibama, já estão orientando a população sobre como combater a praga. “É preciso tomar certos cuidados na eliminação dos caramujos. A melhor forma é incinerá-los. Para recolher os caramujos é preciso usar luvas ou proteger as mãos com sacos plásticos. É importante também evitar que as crianças tenham contato com esses moluscos”, disse ele.

O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças. Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, atinge 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos.

A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito. O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE