PUBLICIDADE

Secretário de Saúde de Sorriso alerta sobre riscos da automedicação

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Sorriso orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados quanto a prática da automedicação. O secretário substituto e médico, João Roberto Matos, destaca que este é um hábito antigo e de alto risco para a população. “A automedicação sempre foi um problema sério da saúde brasileira. É um vício muito antigo que tem que ser combatido. Somente um médico tem a capacidade de prescrever a medicação ao seu paciente e muitas vezes as pessoas que fazem a automedicação corre um risco muito maior, pois ao invés de obter uma resposta terapêutica satisfatória com o uso das drogas, ela acaba sofrendo apenas os efeitos colaterais. A automedicação só trás prejuízo para quem a pratica”, afirma o médico.

De acordo com Matos, ao usar medicamentos recomendados por vizinhos, amigos ou parentes, o tratamento, além de ineficaz, pode ser prejudicial. No caso dos idosos, o médico destaca que os cuidados devem ser redobrados. Qualquer pessoa ao usar outros medicamentos que não sejam recomendados por um médico, sofrer efeitos colaterais, interações potencialmente perigosas e intoxicações graves.

“No caso dos idosos esses perigos aumentam, pois de um modo geral, eles já fazem o uso contínuo de medicamentos para hipertensão, diabetes e outras doenças degenerativas, que tem que ser periodicamente avaliada pelo médico. Somente o médico tem a capacidade de avaliar a droga certa e a dosagem exata para cada paciente”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE