domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário confirma morte de adolescente por dengue em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luiz Fábio Marchioro confirmou, há pouco, a primeira morte do ano por dengue no município. Trata-se de uma menina, de 12 anos, que estava sendo acompanhada desde a última semana e foi internada domingo no Hospital Regional de Sorriso, onde faleceu esta madrugada. “Primeiro ela deu entrada no PSF do distrito de Boa Esperança, onde foi diagnosticada com a doença. Sábado compareceu na UPA em Sorriso com as plaquetas baixas, foi tratada e recuperada. Um dia depois, retornou à unidade com outros sintomas, dores abdominais e vômitos, agravando a situação. Imediatamente foi encaminhada ao regional e não resistiu”, explicou.

Marchioro lamentou a morte da menina, e cobrou para que haja consciência por parte da população na limpeza dos quintais. “Acredito que o município esteja de luto, é lamentável, e eu esperava não dar uma notícia como essa durante minha passagem pela pasta. Lutamos muito para que isso não acontecesse, tentamos alertar para que não chegássemos a essa tragédia, a perca de uma vida por uma doença que é evitável, simplesmente tendo limpeza em nossas casas, nossos quintais, empresas, enfim”, expôs.

“Já são mais de 1 mil casos notificados. Desses, cerca de 400 confirmados. Temos um problema, que chegou a seu principal ponto, que é tirar uma vida. É lamentável perdermos uma vida para uma doença que um mosquito transmite, que só se cria porque nós não fazemos nossa parte de limpar os criadouros dele. Se todos fizéssemos isso, tenho certeza que essa vida não teria sido perdida”, acrescentou.

O secretário ainda considerou os números atuais da dengue como alarmantes. “Se comparar com o ano passado, não tínhamos 30% desse total o ano todo. Em 10 anos foi o menor índice de dengue registrado. Esse ano começou dessa maneira, tentamos mobilizar com arrastões, mas chegamos a esse ponto”.

Apesar do alto índice, atualmente não há outros pacientes internados com a doença em Sorriso. “Tivemos semana passada um senhor e há 15 dias tivemos uma criança de 29 dias de vida. Nos hospitais particulares temos constantemente pessoas também sendo internadas por dengue, e nós da Saúde estamos preocupados com essa ascensão dos casos”.

“As pessoas podem denunciar criadouros à Vigilância Ambiental e pelo número 150. Temos que nos proteger e policiar, porque precisamos cuidar das nossas casas e evitar que o vizinho produza o mosquito. Precisamos ter uma consciência coletiva, pois sabemos como combater a dengue, somos cientes de como lidar com isso”, completou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE