PUBLICIDADE

Secretarias fazem teste de plataforma de telemedicina em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Servidores da secretaria municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde e representantes da secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso realizaram hoje o teste de conectividade para a implantação de uma plataforma de telemedicina. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, e tem como parceiro o Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).

A secretária municipal de Saúde, doutora Fernanda Heldt Ventura explicou que a telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente, do interior de Mato Grosso, as especialidades médicas. A unidade básica de saúde escolhida para a oferta do serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município. A unidade é de Porte I e tem pouco mais de quatro mil pessoas cadastradas.

“As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo e tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, avaliou a secretária.

O anúncio da implantação do ponto de saúde digital em Lucas do Rio Verde foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a inauguração da UBS Parque das Emas. Em todo o estado, foram implantados 25 pontos. O programa oferta 12 especialidades médicas, cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Vânia Berti, ressaltou que em dois de implantação do sistema, foram mais de 13 mil atendimentos, com índice significativo de resolutividade, 96% dos casos são resolvidos. Além da parceria com o hospital de São Paulo, o Governo do Estado também disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, que atualmente, está presente nos 142 municípios.

Em relação a plataforma Telessaúde Mato Grosso, a secretária de Saúde destacou que as equipes já foram treinadas e o município está em fase de adequação das estruturas para colocar os atendimentos a disposição da população. “Nós estamos trabalhando a saúde digital há algum tempo, já avançamos no telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com previsão de implantar também o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria inicia entrega de kits escolares para rede estadual de MT; R$ 108 milhões

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc)...

Teto de pensionista e aposentado do INSS sobe para R$ 8,4 mil

A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do...

Carro capota em área de lavoura em Mato Grosso; dois feridos

O capotamento de um automóvel deixou duas pessoas feridas,...
PUBLICIDADE