Saúde

Secretarias de Sorriso e Sinop fazem atividades de conscientização da AIDS

Equipes das Secretarias de Saúde de Sinop e Sorriso realizam atividades hoje, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Com o tema “Aids e Racismo: O Brasil tem que viver sem preconceito” a campanha busca conscientizar a sociedade para a solidariedade e respeito com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.

Em Sinop, desde terça-feira, a equipe está realizando atividades em escolas, postos de saúde, postos de combustível, frigorífico e universidades. Hoje serão visitadas as escolas Estaduais Pissinati, São Vicente de Paula, Maria de Fátima Gimenez, Nossa Senhora da Glória, o batalhão da Polícia Militar, um frigorífico, as Unidades de Saúde do Alto da Glória e do Jardim União, e algumas empresas.

A partir das 08 horas também começam as atividades na Praça da Juventude em Sorriso. Durante o dia serão apresentadas peças teatrais que falam sobre o tema da campanha, que foi escolhido pelo Ministério da Saúde.

O dia foi intitulado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e todos os anos a sociedade se mobiliza em debates e ações de prevenção e assistência às pessoas contaminadas, este ano enfocando o racismo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a população afro-descendente representa 43% da população brasileira. E no Brasil os casos da doença vêm aumentando junto a população de baixa renda, onde os negros representam 65%.