PUBLICIDADE

Secretaria viabiliza recursos em parceria com hospital Sírio Libanês para combater coronavírus Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Saúde por meio de adesão junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou, ontem, a primeira reunião com a equipe da aliança “Todos pela Saúde”, idealizada pelo Hospital Sírio Libanês e um banco. Em meio à pandemia da Covid-19, a iniciativa viabiliza o assessoramento técnico e apoio financeiro aos estados do Brasil. O banco anunciou a doação de R$ 1 bilhão em suporte às ações públicas de enfrentamento ao coronavírus, que ocorrem nos 26 estados e Distrito Federal. Esse valor será convertido em ações de apoio às secretarias estaduais de saúde.

“Essa parceria é possível graças à atuação do Conass. Como secretário de Saúde de Mato Grosso e representante da região Centro Oeste, fiz a adesão ao projeto e tivemos uma reunião com representantes dessa importante aliança. Juntos, vamos identificar as nossas prioridades e uma forma para podermos ser assistidos”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Durante visita ao Estado , a equipe do projeto conheceu as estruturas do Hospital Estadual Santa Casa e visitou as instalações do Hospital Metropolitano, unidade que será majoritariamente destinada ao atendimento de pacientes com Covid-19.

O processo de análise da estrutura do Estado é a etapa inicial para a identificação de possíveis necessidades e elaboração do plano de apoio. O consultor médico do Hospital Sírio Libanês, Alisson Veríssimo, traçou uma primeira avaliação sobre a estrutura da Saúde Estadual.

“Achamos que o Estado tem uma maturidade de gestão interessante, com dados informatizados, o que é um diferencial na área de administração hospitalar. Vimos que há um potencial de ampliação que já está em andamento, o que nos deixa bem otimistas em relação ao enfrentamento da Covid-19 e vai ao encontro do projeto, que visa trabalhar com as melhores estratégias para o enfrentamento do vírus. Pensar suplementarmente como podemos apoiar a gestão e o plano de resposta hospitalar, esse é o nosso primeiro passo”.

A iniciativa tem como objetivo a contribuição para amenizar os efeitos do coronavírus no Brasil. De acordo com as diretrizes divulgadas na página do “Todos pela Saúde”, o foco da aliança é o auxílio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente concentra as principais necessidades do país.

O projeto busca agir nos locais em que a atuação se mostre necessária, dada a extensão territorial, a carência de serviços de saúde e o tamanho da população brasileira. O encontro também foi conduzido pelo consultor de processos do Hospital Sírio Libanês, Vinícius Renó.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE