Mato Grosso registrou até hoje 854 casos notificados de dengue, segundo dados da Superintendência de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde. Comparado com os registros do ano de 2007, durante o mês de Janeiro, que foi de 3.000 casos notificados de dengue, o Estado apresentou uma queda de 71% nas ocorrências de casos no ano de 2008.
“Mesmo registrando a redução o Estado está em alerta para as ocorrências dos meses de Fevereiro e Março, meses esses que, na sua série histórica, registra elevação. Os municípios devem ficar atentos e a população em alerta seguindo as recomendações do Programa de Controle da Dengue em não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, lixo acumulado, entre outras recomendações”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Encarnação Villa.
A superintendente informou que, no mês de Janeiro de 2008, foram notificados dois casos suspeitos de Febre Hemorrágica de Dengue, um em Matupá (Nortão) e outro em Tangará da Serra ( Medio-Norte). Os dois casos estão sob investigação.
De acordo com a Nota Técnica do Ministério da Saúde podem ocorrer casos de manifestações neurológicas associadas à Dengue. É um evento raro, sendo recomendado que profissionais da rede de serviços de saúde fiquem atentos para essa possibilidade, com a notificação e investigação oportuna visando o adequado encaminhamento do caso suspeito.
Conceição Villa disse que “em Mato Grosso, ainda não foi registrada nenhuma notificação de ocorrência desse tipo de complicação da dengue.