quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria Saúde faz campanha para reforçar combate ao câncer de pele

PUBLICIDADE

Com o objetivo de sensibilizar e diagnosticar precocemente casos de câncer de pele na população, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Sociedade Mato-grossense de Dermatologia realiza neste sábado no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), situado na avenida prainha, a sétima edição da campanha de prevenção e controle do câncer de pele. Esta campanha está sendo realizada em todo o País neste dia 10 de dezembro.

O evento tem como meta fornecer informações esclarecedoras e educativas sobre as formas de prevenção sobre o câncer de pele e alertar a população sobre os riscos da doença. Em Mato Grosso várias ações serão desencadeadas com o mesmo propósito da campanha nacional, sendo oferecidos ao público visitante gratuitamente orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença.

De acordo com a diretora do Cermac, Maria Conceição Villa, as atividades terão inicio às 8 horas, com procedimentos médicos realizados por dermatologistas e com orientação e explicação sobre as formas de proteção e controle do câncer. “Este ano estamos disponibilizando os consultórios do Cermac para melhor atender a população com a realização de todos os exames e procedimentos médicos necessários para diagnosticar o tipo de lesão na pele mais rapidamente”, disse a diretora.

O médico dermatologista, Edson Vergílio ressalta que além de todos os exames e esclarecimentos sobre a doença à população, serão realizadas pequenas cirurgias de eletro coagulação e retirada de pequenas lesões. “No ano passado esse tipo de atendimento não foi realizado, contudo observamos a necessidade de expandir a forma de atendimento e esse ano com a disponibilidade do espaço físico no Cermac, poderemos atuar além da prevenção e orientação, partindo então para o diagnóstico e tratamento imediato da lesão em alguns casos”, disse.

Segundo Maria Conceição Villa, nos casos de lesões mais complexas o Centro fará o encaminhamento necessário para tratamento específico. “Lembrando sempre que em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar a unidade de Saúde mais próxima que o encaminhará ao Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) para tratamento”, ressaltou.

Durante o evento serão distribuídos materiais informativos sobre as formas de prevenção, tipos de câncer, diagnósticos. A campanha em Mato Grosso estará acontecendo em mais quatro municípios; Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop, onde as atividades serão coordenadas por médicos dermatologistas da Sociedade Mato-grossense de Dermatologia.

FORMAS DE PREVENÇÃO – As causas do câncer de pele estão relacionadas diretamente com a exposição de forma prolongada ao sol sem proteção adequada. O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõe a pele, o sinais para reconhecimento de possíveis câncer de pele são o crescimento na pele de aparência elevada, mancha ou “pintas” que mudam de cor e tamanho, além de feridas ou verrugas que apresentam coceiras, erosões e sangramentos.

Contudo alguns cuidados poder ser adotados para prevenção, como: evitar a exposição ao sol da 10h às 16h, fazer uso de chapéu, guarda-sol e filtros solares durante exposição ao sol, evitar constante bronzeamento artificial, entre outros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE