A Secretaria de Estado de Saúde já tomou as providências para informar todos os Escritórios Regionais de Saúde do Estado sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que determinou o cancelamento do registro da apresentação de 100 mg do antiinflamatório Prexige (Lumiracoxibe), do Laboratório Novartis. Segundo a gerente de Inspeção e Monitoramento da Vigilância Sanitária do Estado, Jane Benedita Campos Leite, os municípios de Mato Grosso serão informados pelos Escritórios, no sentido que sejam tomadas providências urgentes pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais, promovendo a suspensão do comércio e do uso da apresentação do Praxige de 100mg.
O comércio farmacêutico será orientado a realizar a segregação, ou seja, embalar, identificar e separar dos demais medicamentos o produto Prexige de 100mg, até que a Anvisa/Ministério da Saúde, determine a apreensão ou retirada do medicamento a cargo do laboratório produtor. Ainda será feita será feita a interdição cautelar por 90 dias da apresentação do Prexige de 400mg.
De acordo com a Anvisa, a medida é motivada pelas incertezas a respeito da segurança hepática do medicamento e acompanha as decisões dos principais cenários regulatórios internacionais.
O alerta aos consumidores que estiverem fazendo uso do medicamento é que devem procurar seus médicos para que procedam à substituição do produto sem interromper o tratamento.