PUBLICIDADE

Secretaria promove em Sinop e mais municípios ações para incentivar doação de leite humano

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, da secretaria estadual de Saúde, promove mais de 50 ações que serão realizadas ao longo do mês de maio em comemoração ao “Maio Branco”, que celebra três datas importantes: o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru (dia 15, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19) e o Dia Mundial de Proteção da Amamentação (21).

A mobilização possui a participação de 10 secretarias municipais de Saúde, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete unidades hospitalares, um Escritório Regional de Saúde, dois Bancos de Leite Humano, o Hospital Universitário Júlio Muller e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sinop é o município que sediará mais eventos, sendo 17 ao todo, e Cuiabá terá oito. Também ocorrerão atividades em Alto Araguaia, Cáceres, Confresa, Dom Aquino, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Rondonópolis, Santa Carmem, Sorriso, Tangará da Serra e Terra Nova do Norte.

O escritório regional de saúde de Sinop vai realizar uma reunião online com tutoras do Hospital Regional de Sorriso sobre o Método Canguru nesta terça-feira e uma campanha de fomento à ampliação dos pontos de coleta de frascos de vidro com tampa de plástico no dia 19. Já o Hospital Regional de Cáceres promove a roda de conversa “Cuidados Neuroprotetores”, na UTI neonatal e clínica obstétrica no dia 15 de maio.

Serão realizadas 26 rodas de conversa, 10 campanhas de doação de leite humano, sete ações de sensibilização do Método Canguru, quatro palestras para puérperas e gestantes e duas visitas a estabelecimentos comerciais para conscientização sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

Além disso, haverá duas ações em sala de espera sobre a importância da amamentação, uma oficina educativa sobre os principais cuidados com o bebê, reunião de sensibilização sobre a NBCAL, seminário sobre a proteção ao aleitamento materno, doação de leite humano e webinar da SES.

Nesses eventos, também serão feitas ações como plantio do ipê-amarelo (árvore símbolo da amamentação em Mato Grosso), mamaço (mobilização de gestantes e mulheres que amamentam em ato simbólico de amamentação), arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica (para os Bancos de Leite Humano) e exibição de filmes educativos.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, destaca que é preciso consolidar práticas voltadas para indivíduos e coletividades nas ações de mobilização relacionadas ao “Maio Branco”.

“Em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, com articulação intra e intersetorial, integrado e em redes, de forma que considere a implementação das estratégias voltadas à amamentação, em uma ação articulada entre os diversos atores, nos diferentes territórios de Mato Grosso, para que a população, os profissionais da saúde e demais redes de proteção social se sintam inseridos no processo e comprometidos com o fortalecimento da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável”, explicou.

Segundo o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rodrigo Carvalho, a SES trabalha em conjunto com os municípios para incentivar a doação de leite humano, sensibilizar os profissionais no cuidado neonatal aos bebês prematuros e para proteger a amamentação de ameaças e violações.

“As mobilizações sociais são importantes para o fortalecimento da promoção, proteção e apoio à amamentação e alimentação complementar saudável, mas, principalmente, para ampliar a implementação das estratégias em foco: o Método Canguru, a Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano e a NBCAL nas regiões de saúde”, afirmou.

De acordo com Carvalho, o Método Canguru é uma técnica que deixa o recém-nascido apenas de fralda, envolto por um tecido, ficando em contato direto com o corpo da mãe ou do pai, ajudando na estabilização de temperatura, respiração e todo o processo circulatório e cardíaco. “É uma estratégia que estimula o contato pele a pele de bebê prematuro com sua mãe e pai o mais cedo possível, enquanto ele estiver precisando de cuidados neonatais no hospital”, explicou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Biblioteca de Nova Mutum deve receber 600 novos volumes para acervo

A prefeitura de Nova Mutum iniciou os trâmites de...

Pescadores flagram onça-parda atravessando lago em Mato Grosso; assista

Os pescadores esportivos Paulo Roncaglio e Matheus Moreira flagraram...

Paróquia de Sinop promove ‘festa do pastel’ no próximo sábado

A 11ª edição da “Festa do Pastel”, organizada pela...

UFMT abre inscrições para prova de proficiência em línguas estrangeiras; 600 vagas

inscrições para a segunda edição do exame de proficiência...
PUBLICIDADE