terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria notificará ao MP alguns moradores que tomaram 3 vezes vacina contra Covid em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde informou, ontem, que notificará ao Ministério Público sobre os casos de três moradores que decidiram, por conta própria, tomar mais de uma vez a primeira dose da vacina contra à Covid. Devido ao grande número de campanhas realizadas recentemente (quase nove mil vacinados), nesta semana, após a finalização dos lançamentos no sistema foram detectados três casos que haviam tomado uma primeira dose em outras cidades da região, em Cuiabá e que compareceram em Lucas do Rio Verde após  convocação da faixa etária, tendo sido uma outra marca de imunizante, diferente da que os cidadãos receberam anteriormente.

O sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil inteiro. Apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado de forma nacional, o que torna possível o descobrimento de “manobras” e duplicações do recebimento de doses na vacinação no Município.

Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra Covid em outro município já constam nesse cadastro de pessoas imunizadas e não deveriam receber a primeira dose novamente em Lucas do Rio Verde.

Os nomes dos vacinados por três vezes serão encaminhados ao MO que, após investigação, poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.

A pessoa já tenha recebido alguma dose da vacina, seja por ter comorbidades ou por qualquer outro grupo prioritário, não deve tomar a vacina novamente agora que atingiu a faixa etária que está sendo convocada. Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE