sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria faz também neste sábado drive-thru para aplicação de 2ª dose da Coronavac

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O drive-thru para aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac contra Covid está sendo no estacionamento do centro de eventos Dante de Oliveira,  na avenida Alexandre Ferronato. A vacinação segue até às 15h. De acordo com a secretaria de Saúde, é obrigatória apresentação do cartão de vacinação onde consta o registro de recebimento da primeira dose, além do documento com foto. Os imunizantes também estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde Alto da Glória, Camping Clube, Nações, Sabrina, Palmeiras e Primaveras até às 16h30 e, no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás onde já há vacinação contra Covid durante a semana.

Mesmo após receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19, é importante manter os cuidados para evitar a transmissão e contágio da Covid-19, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou quando não for possível, fazer o uso de álcool 70% para higienização; cobrir com um lenço ou com o braço a boca ao tossir ou espirrar; usar a máscara e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

A secretaria segue com programação para aplicação da primeira dose para pessoas de 55 a 59 anos, com síndrome de down (acima de 18 anos), renais crônicos em diálise e, também, por pessoas com idades entre 55 a 59 anos com comorbidades. Para este grupo, a vacina (AstraZeneca) está disponível nas sete unidades vacinadoras contra Covid-19, mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade do paciente, acompanhado do CID da doença.

Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.

As comorbidades atendidas, conforme Plano Nacional de Imunização – 5ª edição são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arteira estágios 1 e 2 com lesão em órgão, doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca. cor-pulmonale e hipertensão pulmorar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular (avc isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea), anemia falciforme, obesidade mórbida (imc) ≥ 40, cirrose hepática.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atenção básica em Colíder receberá novos aparelhos para exames de imagem

A prefeitura vai licitar a contratação de empresa, dia...

Hospital de Rondonópolis zera fila de cirurgias ortopédicas, segundo secretaria

A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que mais...

Sinop: prefeitura destina R$ 2,1 milhões atender pacientes em reabilitação

A administração pública fará processo licitatório, dia 15, tendo...
PUBLICIDADE