PUBLICIDADE

Sinop: secretaria faz nesta 3ª drive-thru para aplicação de segunda dose da Coronavac

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Saúde realiza na próxima nesta terça-feira, um drive-thru para aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac contra Covid. A ação será no estacionamento do Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 14h às 19h. É obrigatória apresentação do cartão de vacinação onde consta o registro de recebimento da primeira dose, além do documento com foto. Os imunizantes também estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde Alto da Glória, Camping Clube, Nações, Sabrina, Palmeiras e Primaveras até às 16h30 e, no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás às 17h30, onde já há vacinação contra Covid.

A secretaria informou ainda que mesmo após receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19, é importante manter os cuidados para evitar a transmissão e contágio da Covid-19, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou quando não for possível, fazer o uso de álcool 70% para higienização; cobrir com um lenço ou com o braço a boca ao tossir ou espirrar; usar a máscara e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

A secretaria segue com programação para aplicação da primeira dose para pessoas de 55 a 59 anos, com om síndrome de down (acima de 18 anos), renais crônicos em diálise e, também, por pessoas com idades entre 55 a 59 anos com comorbidades. Para este grupo, a vacina (AstraZeneca) está disponível nas sete unidades vacinadoras contra Covid-19, mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade do paciente, acompanhado do CID da doença.

Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.

As comorbidades atendidas, conforme Plano Nacional de Imunização – 5ª edição são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arteira estágios 1 e 2 com lesão em órgão, doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca. cor-pulmonale e hipertensão pulmorar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular (avc isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea), anemia falciforme, obesidade mórbida (imc) ≥ 40, cirrose hepática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE