PUBLICIDADE

Secretaria faz mutirão de cirurgias na Santa Casa em Cuiabá e pacientes do Nortão são atendidos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Carlos Celestino/assessoria)

Durante o sexto mutirão de atendimentos, realizado sábado, no Hospital Estadual Santa Casa em Cuiabá, cerca de 40 pacientes de 11 municípios foram operados de vesícula e hérnia, após quase dois anos de espera na lista do Sistema de Regulação. Os pacientes foram internados na sexta-feira para os procedimentos cirúrgicos de vesícula e hérnia umbilical e epigástrica. Eles são dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Tapurah, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Sinop, Jangada e Aripuanã.

Para Neolton Gomes Rodrigues, de 53 anos, este foi um dia de alívio e alegria. Ele é  técnico na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e sempre sentia um desconforto na hora de executar suas atividades, que, na maioria das vezes, são braçais, o que prejudicava sua hérnia umbilical.

“Eu trabalho com peso e senti meu umbigo maior. Fui ao médico no posto de saúde e ele me encaminhou para a [antiga] Santa Casa. Fiz todos os procedimentos e fiquei esperando a cirurgia, ai foi quando a Santa Casa [de Misericórdia de Cuiabá] entrou de greve. Então, nessa semana, ligaram para mim [do Hospital Estadual Santa Casa]. Vim fazer os exames e hoje estou pronto para ser operado”, comemora Nelton.

A proposta do mutirão é proporcionar o mesmo alívio que Nelton sentiu a outros pacientes que aguardam há anos por um procedimento cirúrgico, conforme explica o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. O gestor ainda ressalta que, além do Hospital Estadual, a equipe da secretaria está trabalhando para intensificar os trabalhos de todos os Hospitais Regionais de Mato Grosso.

Este é o sexto mutirão que o Hospital Estadual Santa Casa realiza desde a sua reativação. O mutirão anterior atendeu 285 pacientes que passaram por consultas em mastologia e, conforme indicação médica, realizaram os exames de mamografia e ultrassonografia.

O secretário Gilberto Figueiredo afirma que as ações estão sendo potencializadas gradativamente pela atual gestão. “Acabamos de finalizar mais uma ação de reforma completa do Hospital Estadual Santa Casa e não vamos parar de fazer os investimentos necessários para melhorar não apenas este hospital. Hoje estamos com obras acontecendo no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, no Hospital Regional de Sinop e Rondonópolis; lançamos um edital de investimento de R$ 9 milhões para reforma do Hospital Regional de Sorriso. Vamos fazer uma grande revolução na qualidade do serviço de saúde no estado de Mato Grosso”, apontou.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE