Saúde

Secretaria fará sábado campanha com testes rápidos de várias doenças em Sinop

A secretaria municipal de Saúde prepara para o próximo sábado, duas campanhas alusivas aos meses Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Durante todo o dia, entre as 8h e 16h, serão feitos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, várias vacinas e avaliação odontológica. As ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Boa Esperança, Ibirapuera, Palmeiras, Oliveiras, Primaveras e Maria Vindilina 2.

Este mês marca o início de uma grande mobilização nacional a ser realizada em todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizado de Dezembro Vermelho, tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

O Novembro Azul é a conscientização feita por diversas entidades dirigida em especial aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, informa a assessoria.