quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria fará conscientização hoje em Sinop sobre tuberculose

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma programação especial para participar da campanha do governo federal em combate à Tuberculose, doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Hoje, a partir das 18h na Praça P-18, uma equipe da Saúde fará a distribuição de panfletos e estará ministrando uma palestra sobre os perigos da Tuberculose para as pessoas que estiverem no local. Ontem, a equipe esteve no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa fazendo o mesmo trabalho.

De acordo com a enfermeira da SMS, Sandra Inocêncio, é importante que a população saiba que a disseminação acontece pelo ar, já que em Sinop, no ano de 2005 foram registrados aproximadamente cerca de 24 casos da doença. “Somente neste ano foram registrados mais 4 casos. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas”, revelou.
Sandra ainda salientou que os bacilos da tuberculose permanecem no ar, em suspensão, durante horas. “Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar, por isso nós precisamos que a população esteja bem informada”, declarou a enfermeira.

Exatamente por ser considerada uma doença grave o Governo Federal instituiu o dia 24 como o “Dia Nacional de Combate a Tuberculose”. Com o tema “A Tuberculose está na área”, o Ministério da Saúde pretende esclarecer dúvidas da população quanto a doença.

Como a campanha prossegue durante todo o ano, as pessoas que necessitarem de mais informações deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde e todos os programas de Saúde da Família (PSFs).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE