PUBLICIDADE

Secretaria fará análise para ampliação dos leitos do Hospital Regional de Cáceres para pacientes de Coronavírus

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A Secretaria Estadual de Saúde analisa a possibilidade de ampliar o número de leitos do Hospital Regional de Cáceres  (217 quilômetros de Cuiabá) para pacientes com o novo coronavírus. Equipes da secretaria farão na próxima semana a avaliação da infraestrutura da unidade para atestar a capacidade de ampliação. O levantamento foi pedido após visita do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, nesta sexta-feira. O secretário explicou que, devido ao momento vivido em decorrência da pandemia, o Estado busca preparar as estruturas hospitalares para atender aos casos graves da Covid-19.

“Determinei que, na próxima segunda-feira (27), uma equipe técnica formada por profissionais da Vigilância e da Engenharia vá ao hospital, faça análises e nos posicione no sentido de haver condições ou não. Não é nossa vontade que existam pacientes com coronavírus, mas temos que montar a estrutura necessária. Queremos estar preparados, mas é primordial que tenhamos segurança para ampliação desses leitos”, afirmou o secretário.

Com a adequação na estrutura do Hospital Estadual Santa Casa – no qual as instalações foram reformadas e equipadas –, em Cuiabá, já estão disponíveis para uso pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) 30 leitos de UTI e 117 leitos de enfermaria prontos para atender possíveis demandas de contaminados com o coronavírus. O hospital está apto a receber casos graves ou suspeitas da COVID-19.

Além da Santa Casa, o Governo também está construindo 210 novos leitos no Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande – que será a unidade de referência para casos graves da COVID-19 –, dezenas de leitos nos hospitais regionais, além do redirecionamento de leitos em parceria com os municípios.

Para atendimentos exclusivos de casos graves da COVID-19, o Estado contará com 1.273 leitos, entre enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Destes, 326 serão leitos de UTI. Todos esses leitos estarão integralmente disponíveis para os pacientes com coronavírus a partir do dia 4 de maio. Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado na iniciativa privada e hospitais filantrópicos.

O Hospital Regional de Sorriso também está sendo ampliado. O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que as obras visam proporcionar uma unidade “decente” à população da região, que há muito tempo  aguarda reformas no hospital. A obra foi iniciada em fevereiro, após a finalização de todas as etapas burocráticas. O investimento total da obra é de R$ 8,4 milhões. O gestor estadual afirmou que  as queixas sobre a estrutura do hospital – especialmente da cozinha – vinham desde à época da campanha eleitoral, em 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE