Saúde

Secretaria examina se mulher que morreu em Sinop tinha dengue hemorrágica

Uma mulher morreu ontem, em Sinop, com suspeita de ter contraído dengue hemorrágica. A confirmação deve sair após um exame que será feito. O secretário de Saúde, Valério Gobatto, informou que o material colhido foi enviado para a Secretaria Estadual de Saúde, em Cuiabá. “Eles farão outros tipos de exames. Não dá para firmar dias em que sairá o resultado porque não será realizado somente exame de dengue, mas vários outros”, explicou.

O secretário também alertou a população sobre o aumento no número de contaminações na cidade. Somente em janeiro foram 79 casos confirmados, representando aumento de 390% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando apenas 16 pessoas foram contaminadas.

Ele pediu que, em casos de suspeita da doença, as pessoas procurem os postos de saúde e informem, para que a secretaria faça o controle. A estimativa é que para cada caso confirmado outros cinco não estejam contabilizados. Mesmo com a suspeita de dengue hemorrágica, ainda não está sendo aplicado o fumacê, que depende da autorização do Estado. “O índice de infestação do mosquito é elevado, mas não é suficiente para desencadear o fumacê”, acrescentou.

As áreas consideradas com maior índice de infestação ficam no bairro Jardim Botânico, residencial Sul e centro.