PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde recebe 11 mil itens de proteção produzidos pelo Senai em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso (Senai) e destinados a secretaria de Estado de Saúde foram entregues, esta manhã. Cerca de 11 mil itens foram produzidos através de parceria entre o governo do Estado e o Senai, que possibilitou a aquisição de 5 milhões de máscaras.

Foram recebidas 10 mil máscaras de tecido, que serão destinadas aos servidores da área administrativa e doados mil protetores faciais em acetato. De acordo com o balanço mensal, apenas neste mês, houve a produção de mais de 500 mil itens de Proteção Individual – que são gradativamente entregues e distribuídos às unidades hospitalares do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Senai e enfatizou que a ação de parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia. “Essa parceria promissora possibilita a intensificação da aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis, que são utilizadas pelos profissionais dos nossos hospitais estaduais. No total, serão confeccionadas pelo Senai 5 milhões de máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras de tecido para os servidores da Secretaria de Saúde e 120 mil toucas. Além disso, foram doados mil protetores faciais de acetato”, declarou.

A cerimônia de entrega dos itens já produzidos também reuniu trabalhadores da fábrica de máscaras, que completou um mês de produção e está estruturada na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec).  “Nós montamos essa estrutura, contratamos profissionais e, já neste primeiro mês, mesmo com todas as dificuldades, nós ultrapassamos a marca de meio milhão de máscaras produzidas. Isso quer dizer que em maio, em ritmo pleno de produção, devemos atingir a produção de um milhão de máscaras por mês”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Para Elaine Lamel, costureira que registrou o maior número de produção de máscaras durante este primeiro mês de fabricação, a oportunidade de trabalhar e auxiliar no combate à Covid-19 é gratificante.  “Estou aqui [na fábrica] desde o primeiro dia e a intenção é salvar vidas, o pouco que podemos fazer é para ajudar os outros. Eu e minhas colegas trabalhamos muito e gostaria de pedir que todos usem as máscaras, é muito importante. ”

A parceria entre o governo do Estado e o Senai foi oficializada no dia 7 do mês passado e viabiliza a produção de 5 milhões de máscaras hospitalares. Para dar cabo a esta fabricação, a gestão estadual vai custear o salário de 200 trabalhadores – que se dedicam em turnos alternados – e arcar com as despesas dos insumos necessários para a produção, como os tecidos e aviamentos. Já o Senai disponibiliza a estrutura da oficina de produção, assim como todos os equipamentos necessários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE