PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde inicia descentralização de prevenção à tuberculose em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A área técnica de Tuberculose da Vigilância Epidemiológica começou, hoje, e segue até amanhã com a oficina de implantação da Infecção Latente da Tuberculose e do sistema nacional de IL-TB. Feito de forma descentralizada, com objetivo de previnir a doença nos 141 municípios de Mato Grosso. O evento será realizado na Escola de Governo, localizada no Bairro Paiaguás, em período integral, com a presença de monitores do Programa Nacional de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde. Inicialmente, a capacitação é voltada para os técnicos dos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) e para algumas unidades de saúde dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda.

De acordo com a responsável técnica da Tuberculose na Vigilância Epidemiológica da SES, Lúcia Dias, atualmente o serviço de prevenção da doença é executado pelos 16 Escritórios Regionais de Saúde, pelos municípios da Baixada Cuiabana e pela cidade de Sinop.

Contudo, a partir do mês de junho, essa será também uma atribuição de todos os 141 municípios, ou seja, a Vigilância Epidemiológica de cada município terá de registrar a notificação de casos, acompanhar o paciente e os seus contatos (familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas com as quais se relaciona) e encerrar o caso com o registro no sistema nacional de IL-TB do Ministério da Saúde.

“Os Escritórios Regionais vão continuar executando o serviço, porém, com o apoio dos municípios, ou seja, os 16 ERS realizarão a descentralização de digitação, o acompanhamento e fechamento do caso no sistema IL-TB, visando ampliar a oferta desse trabalho de prevenção da tuberculose. A expectativa é de que se conclua essa etapa ainda neste ano”, destacou Lúcia.

O atual sistema de notificação dos casos da doença já notificaram mais de 2 mil casos de infecção em todo o Estado. Deste total, nem 10% dos pacientes em tratamento ficaram doentes. Para a representante da Vigilância Epidemiológica estadual, esse percentual é considerado positivo, pois significa que o tratamento preventivo está surtindo o efeito previsto.

O processo de descentralização também irá envolver a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica Estratégica da SES-MT, que ficará responsável pelo fluxo do fornecimento de medicamento para os municípios – sendo que o composto será comprado e fornecido para o Estado pelo Ministério da Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Os principais sintomas são tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE