quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria em Sinop mobiliza setor da Saúde para atendimentos de combate à hanseníase

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Sinop, está realizando triagens, consultas e diagnósticos em alusão ao Janeiro Roxo, que é dedicado à conscientização e combate à hanseníase. A ação já atendeu pacientes do bairro Boa Esperança, na Unidade Básica de Saúde.

A gestora da pasta, Daniela Galhardo, já confirmou novos atendimentos para o dia 22, nas unidades do bairro Jardim das Nações, Jardim Botânico, Maria Vindilina e São Francisco, com o apoio de 80 profissionais divididos em nove grupos, que incluem uma equipe multidisciplinar.

Por meio de um levantamento, também é organizada uma “busca ativa aos pacientes tratados anteriormente. Após um ano, ligamos para as famílias e verificamos se algum membro chegou a apresentar sintomas. Agendamos um horário, e um médico especializado, junto aos servidores do Centro de Referência ficam por um dia na unidade para avaliações”.

A última etapa está programada para dia 29, nos bairros Gente Feliz e Jardim Primavera. As localidades são definidas com base no número de casos da doença. Daniela aponta que qualquer suspeita da enfermidade pode ser verificada com os “enfermeiros dos postos de saúde que são capacitados, todos os anos, para o serviço. O primeiro passo para o diagnóstico é a atenção primaria”.

Infectocontagiosa e crônica, a hanseníase é caracterizada por coceira ou irritação nos olhos, manchas pelo corpo, redução da força muscular, nervos engrossados e doloridos, formigamentos entre outros sintomas.

Conforme Só Notícias já informou, a secretaria em Lucas do Rio Verde iniciaram, ontem, ações educativas nos Postos de Saúde da Família com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à hanseníase.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE